domingo, 28 de agosto de 2011

Fluminense perde de virada para o Botafogo no Engenhão 2x1


No dia do UFC Rio, a luta do Fluminense era pelo reencontro com a vitória, no Engenhão. Do outro lado, um rival conhecido, o Botafogo. Mantendo a postura dos últimos encontros no ringue, Abel pôs dois pesos pesados na linha de frente: Rafael Moura e Fred. No entanto, a falta de agilidade e criatividade do esquadrão verde, branco e grená deu margem para os duros golpes do alvinegro: 2 a 1 Botafogo.

O Tricolor começou o duelo acuado, tentando explorar o contragolpe. Sem muita brecha por parte do oponente, cometia faltas bobas perto da área. Com 7 minutos do primeiro round, Cavalieri caiu com a pancada que Elkeson emendou. Grande defesa. A pressão alvinegra continuava. Loco Abreu, se estivesse com o pé calibrado, teria aberto o placar aos 14. Um minuto depois, Elkeson quase fez o primeiro, num arremate cruzado.

Ciente da inferioridade momentânea dos seus comandados, Abel pedia uma mudança de postura. E ela se materializou sob a batuta de Lanzini, pugilista leve, ousado, sem medo de “pôr a cara pra bater”. Primeiro o argentino deu assistência para Carlinhos quase marcar. Depois assustou o guarda redes do Botafogo, num belo chute. Fred também ganhou presente do meia, mas dominou mal a redondinha e desperdiçou a jogada.

O cenário desfavorável havia mudado. Na metade final do round, o Tricolor controlava a partida, pecando apenas no último passe. He-Man e o capitão tentavam, a maneira deles, uma movimentação mais aguda, porém nada incisiva. Soou o gongo.

No round final, o detentor do título brasileiro tentava, na base da raça, fazer valer a força de seu cinturão. E, ao seu melhor estilo, Fred encaixou um belo golpe, de cabeça, no canto direito de Jeferson. Com 1 a 0, aos 10 minutos, era de se esperar uma postura mais tranquila do Tricolor, aguardando o adversário. Porém, o revide veio quase que na velocidade da luz.

Tentando finalizar, o Flu se desguarneceu. Um minuto após o gol, a primeira queda: Elkeson tirou de Rosário, se esquivou fácil de Gum – muito fácil mesmo – e emendou um belo cruzado. Baqueado, alguns minutos depois, a equipe verde, branca e grená beijou a lona. Loco puxou rápido contra-ataque, passou para Lucas e mais um cruzado. Virada alvinegra.

A partir daí, não houve mais técnica. Abel colocou 200 atacantes em campo, Ciro, Martinuccio, além das permanências de He-Man e Fred. Na base do abafa, mas sem um bom jogo de pernas, o Tricolor estava mais perto de levar um novo golpe do que de derrubar o oponente. E assim continuou até o final do assalto. Vitória por pontos do Botafogo: 2 a 1. Quem saiu nocauteado? O torcedor do Flu, é claro.

domingo, 21 de agosto de 2011

Fluminense joga melhor mas fica só no empate com o Vasco 1x1


No intuito de buscar os três pontos para encostar nos líderes da competição e iniciar a tão desejada sequência de vitórias, o Tricolor foi a campo com os destaque do último jogo, Lanzini e Rafael Moura, na equipe titular. Do outro lado, um dos maiores rivais do clube das Laranjeiras, o Vasco da Gama, tinha como destaque as presenças de Juninho Pernambucano e, do ex-Tricolor, Diego Souza. Como manda o figurino, uma partida equilibrada e erro da arbitragem, prejudicando o Flu.

Os comandados de Ricardo Gomes iniciaram a partida tentando encurralar os tricolores. Acuado, o grupo verde, branco e grená limitava-se a dar chutões para tirar o sufoco. Entretanto, apesar do ímpeto vascaíno, a equipe de Abelão era mais incisiva nas investidas. Lanzini distribuía bem a redondinha, mas não mostrava a presença que o destacou em sua estreia. Mariano se divertia com Jumar, apostando corrida e, quase sempre, levando vantagem. Enquanto isso, Carlinhos pouco subia ao ataque, preocupado com os avanços de Fagner.

Aliás, a jogada mais interessante do primeiro tempo veio de um cruzamento do camisa 2. He-Man deixou a bola passar e Fred emendou de primeira. Pena que foi fraquinho e Fernando Prass não teve muito trabalho para praticar a defesa. Frederico teve outras duas chances, onde tentou infelizes arremates pirotécnicos sem sucesso.

Quando tudo parecia correr dentro da normalidade, eis que aparece o árbitro, Marcelo de Lima Henrique. Além de ignorar um pênalti claro de Renato Silva, após o defensor pôr a mão na bola dentro da área, ele assinalou um pênalti duvidosíssimo de Marcio Rosário em Alecsandro. Vale destacar a falha bizarra de Gum no início da jogada, errando a bola e dando-a de presente para o atacante rival. Juninho Pernambucano cobrou e converteu. Haja paciência!

Na etapa final, os comandados de Abel Braga voltaram com outro espírito. Insinuante, o Flu controlava as ações, obrigando o time cruzmaltino a ficar praticamente todo no campo de defesa. Aos 9 minutos, Gum quase marca, mas Juninho Pernambucano, debaixo da trave, tira a bola no susto. Vasco respondeu logo depois com uma boa defesa de Cavalieri, depois de bela troca de passes. O Time de Guerreiros continuava pressionando, com Lanzini chamando mais o jogo. Aos 15 minutos, vem a recompensa: Carlinhos cruza na medida e Rafael Moura, livre, cabeceia com estilo e empata.

Em busca da virada, o Fluminense continuava no ataque. Abel colocou Rafael Sobis, deixando claro a intenção pelo triunfo. Mas o Vasco, nas raras vezes que chegava, incomodava. Carlinhos, sumido no primeiro tempo, ressurgia, protagonizando bons lances. A cada tentativa, uma frustração. A bola batia e voltava. No fim do jogo, quase que o Flu desempata, mas Lanzini, sem querer, desviou uma bola que tinha endereço. Enfim, no dia em que o Vasco completa 113 anos, o presente foi dado por Marcelo de Lima Henrique: 1 a 1.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rafael Moura toma conta do jogo, Flu vence o Figueirense e encontra paz


Contando com a força do He-Man, o Fluminense venceu o Figueirense por 3 a 0, nesta quarta-feira, no Engenhão interrompendo uma série de duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. Rafael Moura marcou duas vezes e deu passe para Edinho fazer um e foi o grande destaque da partida.

O Fluminense demorou um pouco a entrar no jogo, mas quando entrou conseguiu empurrar o Figueirense para seu campo de defesa. O estreante Lanzini mostrava personalidade e criava boas jogadas. Dos pés do argentino saíram dois chutes perigosos. Um foi para fora passando muito perto e o outro foi bem defendido por Wilson. O goleiro do Figueira ainda trabalhou bem em cabeçada de Rafael Moura.

Bem arrumado, o Figueira também conseguia chegar com perigo. A defesa tricolor até estava bem postada, então os catarinenses ameaçaram em chutes de longa distância. Diego Cavalieri também precisou se esforçar para espalmar chute de Elias.

Na volta do intervalo, apareceram os poderes do He-Man. Primeiro, o atacante deu passe para trás e Edinho acertou uma bomba fazendo um golaço e abrindo o placar. Depois, o próprio Rafael Moura marcou um belíssimo gol ao roubar bola do zagueiro João Paulo, invadir a área e ter muita tranquilidade para bater com força tirando do goleiro adversário.

Com 2 a 0 a favor, poderia parecer que a partida estava decidida. Mas era só impressão. O Figueirense se lançou ao ataque e ameaçou muito o Fluminense. Diego Cavalieri fez duas defesas brilhantes em chutes de Maicon e João Paulo. O goleiro ainda mostrou muito reflexo em bola que desviou em Gum e quase entrou contra. O camisa 12 tricolor estava atento e salvou. Quando ele foi batido, a trave ainda jogou a favor do Flu numa bela finalização de Juninho.

Ao aguentar a pressão adversária, o Tricolor conseguiu, enfim, colocar a bola no chão e aproveitar o desespero do Figueirense. Mariano, mesmo que momentaneamente, voltou a ser aquele de 2010 ao arrancar pela direita e cruzar perfeitamente para Rafael Moura marcar de cabeça o terceiro. Por pouco, o He-Man não fez mais um ao cabecear uma bola na trave. Mas seu trabalho já havia sido bem feito e a vitória garantida.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Diretor do Atlético-PR revela que tentou Fred


Após Fred ameaçar deixar o Fluminense, o Atlético-PR se mostrou interessado no atacante. Diretor de futebol do clube paranaense, Alfredo Ibiapina, revelou que já existiam conversas para uma possível transferência do centroavante.

- Sabemos que seria uma negociação ousada, começamos a conversar com o presidente da Unimed, mas ele preferiu ficar lá - Ibiapina à Rádio 98 FM.

domingo, 14 de agosto de 2011

Flu perde no Sul para o Grêmio de 2x1


O Fluminense ressuscistou mais um. Após ser derrotado pelo lanterna América-MG e limitadíssimo Atlético-MG, o Tricolor perdeu para o Grêmio neste domingo, no Olímpico. O time de Abel abriu o placar com Fred, mas permitiu a virada ainda no primeiro tempo, com dois gols de Marquinho. Só falta o Tricolor trazer Amy Winehouse ao mundo dos vivos.
 
Enfrentar o Grêmio no Olímpico, em outros tempos, significava uma pressão absurda dos adversários desde o início. Pela situação na tabela, a equipe gaúcha ficou longe de apresentar aquele futebol incisivo. Por isso, o Fluminense começou o jogo tranquilo, mantendo a bola em seus pés, como se estivesse em casa.

O Grêmio, sem qualquer inspiração no meio-campo, assistia o toque de bola do Flu, que dominava o jogo. Mas, como tem acontecido neste Brasileiro, faltava uma jogada mais aguda em uma partida muita amarrada.

As grandes armas do time de Abel eram os laterais. Mariano e Carlinhos apoiavam muito, principalmente o camisa 6, sabendo que tinha Adilson, volante improvisado, na lateral direita. Por ali, o Flu conseguiu seu primeiro gol. Carlinhos, aos 25 minutos, cruzou na medida para Fred que, aproveitando falha de Victor, fez de cabeça.

O gol poderia ter dado certa tranquilidade ao Tricolor, que, apesar de ameaçar pouco, controlava o duelo, sem sofrer sustos. Mas cinco minutos após balançar redes gremistas, levou um gol. Souza falhou na marcação, Marquinhos chutou e a bola, para sorte dos gaúchos, acabou entrando por conta do desvio de Márcio Rosário.

O confronto continuava muito amarrado, com mais posse de bola do Flu. Nas poucas alternativas dos primeiros quarenta e cinco minutos, Carlinhos, o melhor do time na etapa inicial, deu um belo drible e cruzou com perigo, mas Victor aliviou.

Quando a partida já caminhava para o intervalo empatada, Fernando Bob resolveu mostrar que, de fato, é útil. Para o adversário. O volante cometeu falta tola na entrada da área. Marquinhos, de novo, cobrou. Inapelável para Diego Cavalieri: 2 a 1.

O segundo tempo foi uma cópia da etapa inicial. Jogo ruim tecnicamente, com posse de bola do Fluminense e sem chances de gol. Sem criatividade, Abel resolveu apelar e encheu o time de atacantes. Sacou os inúteis Souza e Marquinho para as entradas de Martinuccio e Araújo, respectivamente. Um erro, pois o time perdeu o meio-campo.

Tanto é que o Tricolor só ameaçou pela primeira vez aos 31 minutos, com chute de Araújo, que tirou tinta da trave. Carlinhos, o melhor do Fluminense no jogo, era quem oferecia algum risco para o Grêmio Muito pouco para quem deseja a tão sonhada regularidade.

A substituição "correta" só ocorreu aos 38 minutos com a entrada de Rafael Moura na vaga do inoperante Rafael Sobis. Na base do abafa, o Flu tentou. Mas faltou quem armasse as jogadas para os 457 atacantes em campo. Ah, faltou futebol também, como sempre.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Fred anuncia que vai permanecer no Fluminense


O mistério acabou: Fred fica no Fluminense. E volta ao time já no domingo, contra o Grêmio. Vestindo uniforme de treino, o atacante reapareceu nas Laranjeiras na manhã desta sexta-feira, conversou no gramado com o técnico Abel Braga e com o vice de futebol do clube, Sandro Lima, mas não participou da atividade. Antes mesmo de o treinamento acabar, concedeu uma coletiva de imprensa para anunciar a decisão de ficar no Tricolor, após polêmica em que acusou torcedores do Flu de o terem ameaçado em um bar de Ipanema.
- Foram alguns dias de dificuldade. Conversei bastante com a família e reparei alguns gestos. Cheguei à conclusão de que tenho que ficar no Fluminense. Por tudo que aconteceu, vi que não estava sozinho. Pessoas boas do meu lado. A Polícia, o Ministério Público, que entraram para apurar o caso... Vi o clube, o Sindicato dos Atletas. Os próprios jogadores. Quero ficar e ficar bem. Vou fazer de tudo para fazer os gols que o Fluminense precisa - disse o camisa 9.
O jogador criticou as informações que foram divulgadas na imprensa sobre o episódio e levou em mãos a conta do bar para mostrar aos jornalistas presentes. Ele cogitou a possibilidade de andar com seguranças, mas afirmou que não deixará de sair por causa do ocorrido:
- Meus advogados buscaram a conta no bar em que eu estava. Divulgaram 60 drinks. Tinham 27 (a conta mostra 28). Não é para dar satisfação. Não tenho que fazer isso. Tinha falado que tomei três bebidas. Divulgaram uma mentira, aí os tocedores colocaram em xeque meu profissionalismo. Eu tinha que fazer alguma coisa desta vez. Acho que fiz a coisa certa. Estão querendo me colocar como baladeiro, cachaceiro, e isso não tem. Sou muito profissional. Acho que vou andar com seguranças. Se eu saio três vezes por mês, vão dizer que sou baladeiro. Sair, jantar, tudo isso é normal para qualquer pessoa. Eu vou fazer, mesmo que tenha que ser com seguranças.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mesmo aprovado por Abel, zagueiro Robinho volta ao Sampaio Corrêa-MA


Acabou o conto de fadas do zagueiro Robinho no Rio de Janeiro. Indicado pelo técnico Josué Teixeira, ex-auxiliar do Fluminense e hoje no comando do Sampaio Corrêa-MA, o jogador de 25 anos passou por um período de testes nas Laranjeiras e agradou o treinador Abel Braga. Não houve, no entanto, acerto entre as duas diretorias para sacramentar o empréstimo até o fim de 2011. Enquanto o clube maranhense pediu um alto valor tanto pelo compromisso inicial quanto pelo passe fixado do atleta no fim do contrato, a diretoria tricolor fez uma contraposta com quantias mais modestas, e o acordo acabou não se concretizando.
Presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota lamentou a situação e garantiu que em breve Robinho estará em um grande clube do futebol brasileiro. Chateado com a falta de acerto entre as partes, o dirigente aproveitou a oportunidade para criticar o setor defensivo do atual campeão brasileiro, que no último domingo levou três gols do lanterna do campeonato.
- Deus sabe o que faz. Robinho volta em um momento bom para o Sampaio e em breve ele estará em outro grande time brasileiro. A zaga do Fluminense é brincadeira. Pegar três gols do lanterna do Brasileiro mostra sua fragilidade - disse Frota ao site oficial do clube maranhense.
De volta a São Luis, Robinho já foi reintegrado ao elenco do Sampaio Corrêa e reforçará o bicampeão maranhense nos jogos restantes da Série D. Como estava em atividade nas Laranjeiras, o zagueiro deve entrar em campo no próximo domingo, contra o Independente-PA.
Mesmo com a derrota para o Coelho, o Fluminense é dono da quinta melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Atualmente, Abelão conta com cinco jogadores para a posição: Gum, Leandro Euzébio, Márcio Rosário, Digão e Elivélton.

domingo, 7 de agosto de 2011

Com estiramento grau dois, Diguinho não tem prazo para voltar a jogar

O técnico Abel Braga ganhou um problema para a sequência do Campeonato Brasileiro. Depois de deixar a partida contra o Internacional, na última quinta-feira, com dores na coxa esquerda, o volante Diguinho realizou um exame de ressonância magnética que constatou estiramento grau 2 no local. Titular do Fluminense, o camisa 8 não tem previsão de retorno aos gramados.
Diguinho já estava vetado para a partida contra o América-MG, neste domingo, às 16h (de Brasília), em Sete Lagoas (MG), pelo Campeonato Brasileiro. O jogador sequer viajou para Minas Gerais e deve ser substituído por Fernando Bob.
Diante do Coelho, o Fluminense buscará sua terceira vitória seguida no Brasileiro. Com 21 pontos e 13 jogos, um a menos do que a maioria das equipes, o Tricolor ocupa a sétima posição da competição.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fred discute com vice do Flu e pode rescindir

O atacante Fred pegou a torcida do Fluminense de surpresa no início da noite de quinta-feira, três horas antes do jogo contra o Internacional, quando decidiu não entrar em campo, alegando estar abalado psicologicamente por ter sofrido ameaças de dois torcedores de uma facção organizada do Flu. O jogador pode, inclusive, rescindir seu contrato com o Tricolor.
O caso se agravou na madrugada de quarta-feira, quando o atacante saiu em companhia de Rafael Moura de um bar na Zona Sul do Rio. Os dois torcedores teriam feito ameaças e perseguido os jogadores de carro pela Vieira Souto, por eles estarem na noite um dia antes de
mais um confronto do Flu.
Na quarta, após o treino nas Laranjeiras, o vice de futebol Sandro Lima cobrou Fred pelo seu estado físico – o atacante estava aparentemente desgastado. A cobrança resvalou numa discussão pesada entre eles, com Fred respondendo que não aguentava mais o Rio de Janeiro e que gostaria de ir embora.
O clima entre o cartola e o atacante pesou de vez quando surgiram vários detalhes pela imprensa da noitada anterior. Fred chegou a comparecer à concentração num hotel da Zona Sul, mas deixou o local no fim da tarde di-zendo que não entraria em campo daquele jeito. Ao sair da concentração, o jogador foi direto prestar queixa contra os torcedores que o ameaçaram.

PERMANÊNCIA

A atitude de Fred criou um novo ponto de divergência na relação entre o presidente do clube, Peter Siemsen, e o da patrocinadora, Celso Barros. Siemsen defende a permanência de Fred, optando por uma multa ou afastamento temporário pelo fato de o atacante não ter entrado em campo nesta quinta. Barros, por outro lado, não teria problemas em negociar o jogador. O presidente da Unimed, inclusive, não compareceu ao camarote da empresa no Engenhão, que costuma frequentar em dias de jogos do Flu,para conversar com Fred.
O jogador tem seis jogos pelo Flu no Brasileiro e pode ser negociado com outro clube da Série A.

Flu vence o Internacional por 2X0

Em meio a uma nova polêmica, o Tricolor, sem Fred, foi a campo para tentar conquistar os três pontos diante de um adversário complicado. Lutando contra as próprias limitações, os comandados de Abel Braga tentaram se superar para triunfar sobre o Internacional. Deu certo - e não adiantou arbitragem: Fluzão 2 a 0 no Colorado.

O clube das Laranjeiras começou a partida sonolento. Acuado, parecia atuar fora de casa, chamando o Inter que, mesmo com um atacante, chegava com muita gente ao ataque. Tinga era o homem mais perigoso do Colorado, aparecendo bem em duas oportunidades.

Com pouca posse de bola, restaram os contra-ataques para o Tricolor e, ainda, as jogadas de bola parada. O divisor de águas veio a partir de um escanteio: Gum quase abriu o placar, obrigando Muriel a praticar boa defesa após uma cabeçada violenta do zagueiro. A marcha lenta dava lugar ao empenho dos jogadores. Mesmo sem muita inspiração, Souza e Marquinho passaram a participar de forma mais efetiva.

Vale destacar, também, o pênalti que o árbitro ignorou em Marquinho, quando o atleta foi claramente puxado, dentro da área, por Kleber. Aliás, os erros não pararam por aí. Na etapa final, um dos auxiliares marcou equivocadamente impedimento de Gum, que quase estufou as redes. Outro pênalti ignorado foi em Souza, depois de ser puxado por Tinga.

Voltando ao andamento da partida, o esquadrão verde, branco e grená tomava as rédeas no segundo tempo. Sendo assim, logo foi recompensado aos 10 minutos com Souza que marcou de cabeça, escorando belo cruzamento de, acredite, Mariano. Pouco depois, o placar quase foi ampliado, num chutaço de Carlinhos que passou perto da meta de Muriel.

Como se não bastasse a cegueira do arbitro com relação aos pênaltis nos jogadores do Fluminense, o juiz resolveu, aos 21 minutos, abrir os olhos numa falta em Leandro Damião, dentro da área. Porém, santo tricolor foi mais forte: Cavalieri acertou o canto e defendeu a cobrança de D’Alessandro. A alegria brotava no semblante dos atletas de grená e dourado.

Mais na base da dedicação do que da técnica propriamente dita, os comandados de Abelão administravam o resultado. Quando necessário, como no chute forte de Ricardo Goulart, aparecia a figura do camisa 1 das Laranjeiras. E, amigos, “vento que venta lá, venta cá”. Com justiça, o arbitrou sinalizou pênalti e aplicou o segundo amarelo em Wilson Matias, quando o volante deu um pontapé em Bob, dentro da área, que tinha recebido lindo passe de Ciro.

Na cobrança, Rafael Moura deixou o arqueiro adversário “sem pai e nem mãe”, arrematando forte no canto direito. Muita comemoração. Nos instantes finais, celebração dos tricolores no estádio numa atuação muito empenhada dos guerreiros. Que venha o América-MG!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Souza revela que deseja encerrar a carreira no Fluminense

Feliz no Fluminense, Souza já faz planos sobre sua aposentadoria. Com 32 anos, afirma que o seu desejo é encerrar a carreira vestindo a camisa tricolor.

- É o que pretendo. Não preciso fazer média, como já disse. Mas é algo que não depende de mim. Se quiserem, paro aqui. Vou morar no Rio quando parar de jogar. Se der tudo certo, me aposento no Flu.