quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fred e Deco são decisivos, Flu vence o Avaí e segue firme no G-5

Com grande atuação de Fred, o Fluminense venceu, nesta quarta-feira, no Engenhão, o Avaí, por 3 a 1. O artilheiro e dançarino marcou duas vezes. Martinuccio completou o placar. William descontou. Com o resultado, o Tricolor foi a 40 pontos e segue na zona de classificação à Libertadores e, mesmo que correndo por fora, ainda é um postulante ao título.

Jogando em casa contra um adversário frágil, o Fluminense fez como manda a cartilha. Partiu para cima e abriu o marcador logo cedo. Em boa jogada pela esquerda, Sobis achou Lanzini e ele rolou para trás. Marquinho finalizou e, no rebote do goleiro, Fred empurrou para dentro. O que não estava no roteiro era a falha da zaga minutos mais tarde. Mariano errou ao tentar evitar uma saída de bola e "lançou" Lincoln, que invadiu a área no mano a mano com Leandro Euzébio e rolou para William, livre, deixar tudo igual.

E o jogo voltou à estaca zero. Ou pior, pois o Avaí ganhou moral e passou a ter chances. Cleverson obrigou Diego Cavalieri a fazer grande defesa e Robinho ameaçou em chute perigoso de fora da área. Refeito do susto, o Fluminense voltou a comandar a partida. Em boa jogada de Marquinho, Fred, em condição irregular, tocou no canto do goleiro Felipe e recolorou o Tricolor na frente. Na comemoração, o artilheiro mandou uma dancinha para lá de irreverente Novamente em vantagem, o campeão brasileiro ainda teve mais oportunidades e poderia ter ido para o intervalo com um placar mais dilatado.

Na volta para a segunda etapa, o Fluminense seguiu melhor e foi logo ameaçando. Marquinho chutou uma bola na trave de fora de área. Sobis invadiu a área e obrigou Felipe a fazer boa defesa. O jogo, no entanto, não estava decidido. O Avaí, com a corda no pescoço na zona de rebaixamento, precisava desesperadamente inverter a história da partida. Em cobrança de escanteio, Dirceu cabeceou no travessão de Cavalieri.

Com as entradas de Deco e Martinuccio (nos lugares de Lanzini e Sobis, respectivamente), Abel Braga decidiu o jogo. O primeiro deu lindo passe para Mariano cruzar rasteiro e o argentino empurrou para dentro. Aí foi só tocar a bola e esperar o fim de um jogo que não foi tão fácil quanto prometia.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Após assédio de rivais, Fluminense faz alterações no contrato de Mariano

O Fluminense resolveu se precaver. Diante do assédio de três grandes clubes brasileiros a Mariano, eleito o melhor lateral-direito do último Campeonato Brasileiro, a diretoria tricolor fez algumas alterações no contrato do jogador para garantir a permanência do mesmo nas Laranjeiras. Presente em 47 dos 49 jogos do clube das Laranjeiras na atual temporada, o camisa 2 ganhou um reajuste salarial e, por consequência, teve aumentada a sua multa rescisória tanto para o Brasil como para o exterior. A duração do compromisso, no entanto, não foi alterada e permanece válida até dezembro de 2013.
Aposta da diretoria em 2009, Mariano se firmou como peça-chave da equipe no ano passado, mas ainda tinha um contrato defasado diante de sua atual condição no elenco e que lhe permitia fácil saída das Laranjeiras.
- Percebemos essa situação e corremos para resolvê-la. Não foi uma renovação, mas o contrato do Mariano com o Fluminense era frágil e poderíamos perder o jogador em breve. O assédio de três clubes do Brasil aconteceu. Porém, com a ajuda do Celso Barros e da Unimed, conseguimos alterar o compromisso e garantir a permanência dele por mais tempo nas Laranjeiras. Essa ação já faz parte do nosso planejamento para 2012 - disse o vice-presidente de futebol Sandro Lima.

domingo, 11 de setembro de 2011

Com gol de Fred, Tricolor derruba escrita de seis anos sem vencer o rival e entra de vez na briga

Fred entrou com a camisa em homenagem a Super Ézio, que luta contra um câncer, e parece ter ganhado também super poderes. Foi dele o gol da vitória do Fluminense, por 1 a 0, sobre o Corinthians, neste domingo, no Engenhão. Com a quarta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro, o Tricolor entrou de vez na briga por, pelo menos, uma das vagas para a Libertadores.

Empurrado pela torcida, o Fluminense tomou a iniciativa desde o início do jogo. Com boa movimentação dos laterais e dos meias, as chances não demoraram a aparecer. Na primeira delas, Ciro foi lançado, livrou-se da marcação e tentou o chute quando poderia servir Lanzini, que estava livre. A bola ainda sobrou para finalização do argentino muito bem defendida por Julio Cesar. Ciro voltou a ter boa chance ao se livrar de Julio Cesar e bater para o gol, mas Chicão salvou quase em cima da linha.

O Corinthians demorou a se encontrar no jogo. As principais jogadas eram em contra-ataques, mas só levou perigo efetivo em um chute de longa distância de Willian. Melhor em campo, o Tricolor finalmente conseguiu abrir o placar com Fred cobrando falta e levando um pouco de sorte, já que a bola desviou na barreira. E o próprio camisa 9 ainda desperdiçaria outra boa chance ao receber lançamento e tocar por cima de Julio Cesar e do gol adversário. Pelo volume de jogo, o 1 a 0 ao fim do primeiro tempo era até pouco.

Na volta para o segundo tempo, porém, o panorama mudou completamente. O Fluminense, aparentemente, acomodou-se com a vantagem e passou a dar campo para o Corinthians. A equipe paulista passou a pressionar. O Tricolor, fechadinho, dava poucos espaços para o adversário, que seguiu ameaçando em chutes de fora da área.

Os minutos finais foram de tensão. O adversário encurralou o Fluminense em seu campo de defesa. O Tricolor não conseguia ameaçar de jeito nenhum, mas conseguiu se segurar e garantir essa importante vitória.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Flu vence Cruzeiro e se aproxima dos lideres

No dia de seu milésimo jogo em Campeonatos Brasileiros, o Fluminense conseguiu, pela primeira vez na atual edição, vencer três vezes seguidas. A vítima da vez foi o Cruzeiro, nesta quarta-feira, no Parque do Sabiá. Fred e Marquinho fizeram os gols do triunfo por 2 a 1. Montillo descontou.


Mesmo fora de casa, o Fluminense apresentou desde o início do jogo uma postura louvável. Com a opção de Abel Braga por entrar com Rodrigo entre os titulares, a equipe ganhou muito na saída da bola. Além dele, Mariano, pela direita, carregava o time ao ataque. Lanzini, no entanto, demorou a entrar no jogo.

Apesar da atuação apagada de seu principal meia, o Tricolor comandava as ações da partida e foi criando chances. Rodrigo, em chute defendido por Fábio, e Lanzini, batendo para fora da entrada da área foram os primeiros a ameaçar. Fred, como referência, vinha bem e sofreu dois pênaltis, mas só um foi marcado. Ele mesmo bateu e abriu o marcador.

Durante quase todo o primeiro tempo, o Fluminense conseguiu marcar de perto Montillo e o Cruzeiro não conseguia criar chances. Diego Cavalieri não precisou fazer nem sequer uma defesa antes do intervalo. Os lances mais perigosos do time adversário foram em um chute de longe de Charles que passou para fora e numa falta da entrada da área mal executada por Montillo.

Na volta para a segunda etapa, o técnico adversário Emerson Ávila fez duas mudanças e, na principal delas, colocou o ex-tricolor Roger, mudando a característica da partida. O Cruzeiro passou a ter uma melhor articulação nas jogadas e, consequentemente, a dominar as ações ofensivas. No entanto, não era efetivo.

Na base do contra-ataque, o Fluminense conseguiu chegar ao segundo. Num lance em que Fred perdeu cara a cara com Fábio, a bola sobrou para Mariano e o lateral fez belo cruzamento para Marquinho finalizar com categoria por cima do goleiro cruzeirense. Aí parecia que tudo ficaria tranquilo. Mas só parecia. Carlinhos, displicente, resolveu sair jogando pelo meio da defesa e foi desarmado. Montillo aproveitou, livrou-se da marcação e bateu com força no canto para descontar e reacender as expectativas da Raposa.

A partir daí, o Cruzeiro se lançou mais ainda atrás do empate. O Tricolor se fechou para segurar a vantagem. Os últimos minutos foram de tensão, mas o Fluminense conseguiu manter a vitória na base da vontade.

sábado, 3 de setembro de 2011

Flu faz três gols em 8 minutos e arranca vitória sobre o embalado Atletico-GO


Após uma partida regrada de muitos passes errados e marcação falha, Fluminense protagonizou uma virada espetacular em cima do ATlético -Go. Com dois gols de Rafael Sóbis e um de He-Man, a partida terminou 3 x 2 para o Tricolor.O Fluminense no primeiro tempo variou entre
momentos de boas e más jogadas. Nos primeiros 10 minutos, o Tricolor começou mal, errando passes deu chances para que o Atlético- GO abrisse o placa. E foi exatamente isso que aconteceu. Quando o crônometro marcou 10 minutos, o rubro-negro de Goiás marcou o primeiro na partida, após linda cobrança de falta de Bida, que tirou o ângulo do goleiro Diego Cavalieri.Em seguida, o Atlético-GO quase chegou segundo, mas a sorte que a bola passou pelo lado esquerdo gol Tricolor.Esse susto serviu para trazer o time do Fluminense de volta a partida. Enquanto Lanzini, Ciro e He-man estavam afiados, buscando o gol, a marcação falhou por muitas vezes, deixando o Atlético- Go chegar com facilidade. Por alguns momentos o Tricolor contou com a sorte; ora o adversário não conseguia finalizar, ora Diego Cavalieiri fechou o gol.
Após as vaias durante todo o primeiro tempo, Abel tirou Souza e colocou Martinuccio.E com isso, o esquema tático mudou: Edinho foi para o meio, e se juntou a Diego, Lanzini e Martinuccio.A segunda etapa começou com pressão do Flu, através de Lanzini,o melhor da partida, e Martinuccio, que criaram algumas jogadas.Ciro, que correu bastante no primeiro tempo, saiu para entrada de Rafael Sóbis.Eis que aos 12 minutos, Gilson, do Atlético- GO, abriu os braços dentro da área e a bola tocou em sua mão. Era a chance do Tricolor abrir o placar. He-Man vai para a cobrança e isolou a bola.E como no futebol, a lógica do "quem não faz, leva" não perdoa, após falta de Diogo dentro da área, penâlti a favor do Atlético- GO. O Goleiro Marcio foi para a cobrança e ampliou o placar para o adversário: Fluminense 0 x 2 ATlético-GO. Logo após, Abel tirou Diogo e colocou Fernando Bob. O time sentiu o segundo gol e não conseguia criar. A torcida pressionou, porém, nada acontecia.Até que aos 37 minutos,Rafael Sobis após uma tabela rápida
com He-Man, marcou para o Flu.Essa foi a arrancada que o time precisou para virar a partida.Rafael Sóbis, após rebote no chute de He-Man, marcou o segundo do Flu. O time não desistiu e aos 45 minutos, He- Man marcou e virou para delírio Tricolor. O jogo teve 4 minutos
de acréscimo e manteve-se firme até o fim. E o Flu saiu com mais uma vitória e 3 pontos. Vamos, Tricolor!