quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cavalieri pega pênalti, Flu segura o 0x0 no Sul contra o Internacional

Um Beira-Rio lotado e uma vaga nas quarta-de-finais da Libertadores em jogo. Internacional e Fluminense se enfrentaram em Porto Alegre, abrindo a fase de mata-mata da competição mais importante das Américas. Truncado, o duelo foi recheado de momentos capazes de arrancar o coração pela boca do torcedor. E o Time de Guerreiros, mesclando bons e maus momentos, ficou no zero com os donos da casa.

O Colorado iniciou a partida impondo pressão no Tricolor. Sem seus dois principais jogadores, Oscar e D”Alessando, a equipe gaúcha apostava suas fichas na criatividade de Dátolo e no faro de gol de Leandro Damião. O clube das Laranjeiras se fechava, tentando buscar os contra-ataques, mas sem a sua figura de maior destaque na temporada, Wellington Nem, vetado do jogo por conta de uma contusão.

Sobis se movimentava bastante, mas não tinha consistência no ataque. O Inter jogava duro e, às vezes, exagerava na vontade, chegando a ser violento, sobretudo o volante Guiñazu. Desde então, o Fluminense passou a ganhar mais terreno, controlando o ímpeto do adversário. Aos 18, Thiago Neves recebeu livre e arrematou forte. A bola passou perto do gol.

O destaque negativo vai para Edinho, errando muitas tentativas de jogadas, quase entregando o ouro. Carlinhos era sonolento, mas não comprometia tanto. O duelo foi se arrastando. Na segunda etapa, o Tricolor voltou a ficar muito acuado, chamando o Colorado para o campo de ataque. Thiago Neves e Fred pouco produziam. Deco cadenciava quando necessário, mas não tinha com quem tabelar.

Aos 13, Sobis, numa linda jogada, quase abriu o placar. Muriel fez grande defesa. O Time de Guerreiros se segurava como podia. Muitas faltas na intermediária dava chances de cruzamento ao Inter. No início, num lance bobo, dentro da área, Edinho cometeu pênalti em Damião. Desespero. Mas Cavalieri, magistral, defendeu a cobrança de Dátolo.

O duelo continuava frenético. A equipe tricolor apresentou melhoras com a entrada de Lanzini. E foi do argentino a melhor chance de gol na segunda etapa. Livre, na cara de Muriel, ele chutou pra fora. No fim do jogo, Jô acertou a trave do Flu. Mas o placar ficou no zero. Que venha o segundo duelo, no Rio!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Flu marca no último minuto e fica em 1º lugar geral na Libertadores

Partida decisiva para o Tricolor. De um lado, o Arsenal já desclassificado, com um time recheado de reservas. Do outro, os comandados de Abel Braga e um único objetivo: vencer, para terminar a fase de grupos da Libertadores no primeiro lugar geral, o que garantia a vantagem de fazer o segundo duelo sempre dentro de casa, nas fases finais da Libertadores. E o clube das Laranjeiras não decepcionou, apesar do sufoco: 2 a 1.

O Fluminense iniciou a partida mostrando a que veio. Com apenas um minuto de jogo, Deco achou Wellington Nem. A cria do Flu dominou bonito e rolou para Thiago Neves quase marcar um belo gol, encobrindo o goleiro. A redondinha passou rente ao travessão.

Mesmo atuando fora de casa, o Time de Guerreiros ditava o ritmo do duelo. Sem nenhuma pretensão e com vários suplentes, o Arsenal apresentava um futebol frágil. Aos 13 minutos, um grande susto: Nem sente uma fisgada na coxa durante uma arrancada. Ele sai de campo, dando lugar para Rafael Sobis.

Sem seu jogador mais incisivo, os comandados de Abel cadenciavam o duelo. Mas o Arsenal, na base da empolgação, tentava surpreender. Aos 21, Cavalieri salvou a equipe das Laranjeiras, depois de chute colocado no canto direito. No escanteio, outra boa interceptação do arqueiro. Faltando dez minutos para o fim da primeira etapa, Carlinhos fez “um-dois” com Sobis, aparecendo livre na cara do gol. Tranquilo, o camisa 6 não perdoou e abriu o placar.

O Fluminense perdeu outro importante titular. Depois de uma pancada na costela, Leandro Euzébio saiu de campo para a entrada de Gum. Já no tempo completar, o Tricolor voltou a implementar um ritmo alucinante. Aos 3 minutos, Thiago Neves recebeu lançamento milimétrico de Sobis. Sem marcação alguma, avançou e, diante do goleiro, perdeu chance claríssima. Parecia que Deco e cia ampliariam com facilidade. Ledo engano.

A partir dos cinco minutos, o Arsenal passou a dominar o confronto. Recuado, demais, o Flu chamou o adversário para o seu campo. A equipe tricolor parecia contente em manter o placar, só não o fazia de forma inteligente. O castigo veio aos 35. Nicolás Aguirre empatou, após saída de gol errada de Cavalieri. Desespero. Abel lançou Lanzini no lugar de Edinho.

Aos 40, pênalti para o Tricolor. Thiago Neves partiu para cobrança e... perdeu! O Boca vencia o Zamora, o que deixava o Tricolor em segundo. Mas os deuses do futebol ressaltaram o apelido guerreiro. No último lance do jogo, Lanzini lançou Rafael Moura que, de cabeça, marcou o gol da classificação em primeiro geral. Que sufoco!!

domingo, 15 de abril de 2012

Flu goleia por 5 x 1 mas está eliminado

O Fluminense bem que tentou. Jogou bem, goleou o Olaria por 5 a 1 neste domingo, em Volta Redonda, Rafael Moura deu fim ao jejum de quase dois meses com dois gols... Mas de nada adiantou. Com as vitórias de Vasco e Bangu sobre Nova Iguaçu e Resende, respectivamente, o Tricolor terminou em terceiro lugar no Grupo B e ficou fora da semifinal da Taça Rio. Deco, Anderson e Carlinhos completaram o placar. Já o Olaria, mesmo perdendo, se garantiu na Série A do estadual em 2013 com os 14 pontos conquistados no somatório dos dois turnos. Americano e Bonsucesso foram rebaixados.
Agora, o Fluminense volta suas atenções momentaneamente apenas para a Libertadores, competição na qual já está classificado para as oitavas de final. E, no papel de campeão da Taça Guanabara, espera o vencedor da Taça Rio para decidir o título do Campeonato Carioca nos dias 6 e 13 de maio.
O Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira, para enfrentar o Arsenal-ARG, em Sarandí, na grande Buenos Aires, pela última partida do Grupo 4 da Libertadores. Uma vitória dá ao Tricolor o primeiro lugar da chave e pode até mesmo garantir a liderança geral da fase de grupos. O elenco embarca para a capital argentina já na tarde desta segunda.

sábado, 7 de abril de 2012

Flu joga para o gasto, vence o Madureira, mas continua em 3º

O Fluminense teve pelo caminho um desesperado Madureira, lutando para fugir do descenso, no acanhado estádio de Conselheiro Galvão. Preocupado com lesões, Abel levou um time misto para o duelo e, sem maiores esforços, a superioridade técnica do Time de Guerreiros prevaleceu.

O duelo já começou com a arbitragem prejudicando o Tricolor. Com apenas um minuto, Thiago Neves completou cruzamento da esquerda, para o gol, abrindo o placar. Entretanto, o árbitro marcou um impedimento inexistente. Nos cinco minutos seguintes, os comandados de Abel mantiveram o controle, trocando passes, dando a entender que não passaria por sustos. Ledo engano.

A partir dos 7 minutos, o iniciou uma pressão, mudando o ritmo do duelo. Encurralado, o Fluminense contou com a postura correta do sistema defensivo, apesar de alguns erros individuais e com a ótima colocação de Diego Cavalieri. Mas a qualidade técnica da equipe verde, branca e grená, mesmo no sufoco, falou mais alto: aos 20 minutos, Edinho arrisca de fora da área, acertando a direita do arqueiro Márcio. No rebote, Rafael Sobis cruza na cabeça de He-Man, no segundo pau. Com consciência, o atacante testa para o lado e acha Lanzini, livre, para abrir o marcador.

Depois do gol, o Fluminense voltou a ser senhor do duelo, administrando, de forma razoável, longe de dar show. No finzinho da primeira etapa, Diguinho tenta penetrar pela zaga do adversário, sem sucesso. Na sobra, Thiago Neves, da meia-lua, dominou com categoria e acertou o canto esquerdo, ampliando para 2 a 0.

Na etapa complementar, a supremacia se concretizou até os 35. Thiago Neves e Lanzini movimentavam-se bem, criando boas oportunidades. Carlinhos, mesmo participativo, demonstrava a habitual falta de sangue na conclusão de alguns lances. E Euzébio se esforçava para entregar o ouro, mas sem sucesso, graças aos deuses do futebol.

Aos 40, gol do time de três cores do subúrbio, levando os tricolores, em Conselheiro Galvão, à agonia. Dali em diante, sufoco inesperado até o fim, com o Madureira tentando chegar mais na base do abafa do que na técnica. Sem efetividade, o adversário lutou, mas não conseguiu transpor o bloqueio do Flu. Placar da partida: 2 a 1. Nada de chocolate na véspera de Páscoa.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fluminense empata com Botafogo e fica em terceiro no Grupo B

O Fluminense só empatou em 1 a 1 com o Botafogo, na noite deste domingo, no Engenhão e, a duas rodadas do final, segue em terceiro lugar no Grupo B da Taça Rio, com sete pontos. Vasco lidera com 11 e Bangu vem atrás, com nove. Foi o Alvinegro quem saiu na frente com Elkeson e o Tricolor chegou a igualdade com Fred.

Quem esperava o Fluminense com o time misto em campo acabou se surpreendendo. Tirando os suspensos Anderson e Diguinho, Abel mandou para o jogo todos os titulares. E a equipe mostrou a boa e velha vocação ofensiva, encurralando o Botafogo em seu campo de defesa nos minutos iniciais.

Era o Tricolor quem tinha mais a posse de bola e poderia ter saído na frente logo cedo em cabeçada de Fred defendida por Jefferson. Porém, quem abriu o marcador foi o adversário em sua primeira investida ao ataque. Elkeson tabelou com Andrezinho e recebeu na frente de Cavalieri. O meia alvinegro teve tranquilidade ao tocar por cima do goleiro tricolor.

Atrás, o Fluminense não parou de jogar e seguiu buscando o ataque. E foi premiado com o empate em jogada do endiabrado Wellington Nem pela ponta direita. O atacante passou como quis por Márcio Azevedo e serviu Fred, que entrou de carrinho para empurrar a bola para dentro. A igualdade acabou fazendo jus ao maior volume tricolor.

O segundo tempo começou em ritmo bem mais lento do que o primeiro. As duas equipes sofriam com a falta de criatividade e ficou um pouco pior para o Fluminense, que perdeu Fred depois de ter sofrido uma pancada na coxa direita. Animado, o Botafogo chegou a mandar uma bola na trave com Herrera pouco antes da parada técnica aos 20.

O que se viu daí para a frente foi uma partida pegada, mas sem boas jogadas. Ambos os times acabaram abusando de lances ríspidos e sem maior produtividade. O Alvinegro, perto do final da partida, melhorou e ficou muito perto de chegar à vitória em dois momentos. Num deles, Cavalieri fez grande defesa em chute de Fellype Gabriel. Em outro, Herrera cabeceou bola na trave. Ao fim, o empate acabou sendo melhor, matematicamente, para o Botafogo, que está em segundo lugar no Grupo A, enquanto o Fluminense é o terceiro do B.