quinta-feira, 30 de junho de 2011

Martinuccio é o favorito no Flu para substituir Conca

Crescem as chances do meia Martinuccio acertar com o Fluminense. O jogador argentino é visto com bons olhos pela diretoria do clube para substituir Conca, de partida para o Guangzhou Evergrande, da China.
As negociações estão sendo feitas principalmente pelo presidente Peter Siemsen. Apesar de negar, o dirigente já estaria em contato com o pai do jogador. As bases salariais já teriam sido acertadas com o representante do meia, restando apenas detalhes com o Peñarol, do Uruguai.

Martinuccio já estaria inclusive à procura de um apartamento no Rio para trazer sua família.

O argentino foi procurado pelo Fluminense pela primeira vez quando o time uruguaio ainda disputava as quartas de final da Copa Santander Libertadores. A fraca atuação dele contra o Santos, na decisão do torneio sul-americano, esfriou um pouco o interesse tricolor, mas com a saída de Conca o jogador é visto como um bom investimento por ser jovem - 22 anos - e por ter potencial para ser revendido para o exterior.

Carlinhos aposta em Flu mais rápido contra o Atlético-PR

O Fluminense já está acostumado a ter um homem de área. Porém, diante do Atlético-PR, nesta quinta-feira, no Engenhão, a história será diferente. Sem Fred e Rafael Moura, Carlinhos acredita que a equipe será mais rápida. O lateral-esquerdo também confia nos meias para decidir o jogo.

- Quem puder fazer gol está valendo. Quando se chega no fundo, sempre buscamos o ponto de referência e dessa vez não vamos ter. Vamos ter de apostar na velocidade e temos jogadores do meio que podem decidir - disse.

Abel encerra jejum e se emociona com vitória do Flu

O técnico Abel Braga encerrou um incômodo jejum à frente do Fluminense. Contando com sua passagem anterior pelas Laranjeiras, em 2005, o treinador somava oito derrotas consecutivas. Mas, neste domingo, diante do Avaí, Abelão deu início a um novo ciclo, e confessa que até se emocionou após o apito final.
- Fiquei até emocionado com a superação do nosso time. Foi espetacular. Nos entregamos o tempo inteiro e essa vitória resgatou a dignidade da equipe - disse o treinador, que ainda destacou a união presente na equipe tricolor.

- Voltamos ainda a ter uma relação forte com o torcedor. O elenco está fechado e senti isso no vestiário - completou.

Com a vitória, o Fluminense chegou aos nove pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, terá pela frente o Atlético-PR, hoje, no Engenhão.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Com liberdade, Conca supera números no Brasileirão

A apresentação de Darío Conca contra o Avaí trouxe de volta um pouco da magia que rendeu ao argentino status de ídolo do Fluminense. Em quase 90 minutos em campo, o gringo correu, marcou, segurou a bola no ataque quando o time sofria com um jogador a menos, e ainda assinalou o gol da vitória por 1 a 0, a primeira do clube nos últimos três jogos.

A atuação ainda foi uma resposta à compreensível desconfiança acerca do craque do último Campeonato Brasileiro. Em 2011, foram seis meses de quase total apatia e raros lampejos de craque. Neste Brasileiro, por exemplo, o líder de assistências da competição passada não havia participado de nenhum gol do Tricolor. Fez seu primeiro. E, comprovando que o desempenho de domingo foi muito além do que apresentara nos jogos anteriores, superou em todos os fundamentos os números em relação aos cinco primeiros jogos neste Brasileiro.

Para se ter uma ideia da evolução do argentino, contra o Leão, ele ficou 1 minuto e 34 segundos com a bola no pé - 17 segundos a mais do que sua média na competição. Contra o Bahia, há duas rodadas, a redonda esteve com o camisa 11 por apenas 56 segundo. Também foi a partida em que mais driblou (seis vezes) e mais finalizou (quatro vezes).

Mais agressivo, Conca superou a média até nos desarmes recebidos.

Para o técnico Abel Braga, a evolução tem explicação: a liberdade para desfilar seu talento.

- Se a equipe vai bem, os jogadores de frente aparecem. Foi isso que aconteceu. Estou tentando tirar dele (Conca) o peso de conduzir a equipe. Passando para ele a consciência de que não precisa voltar tanto e nem marcar - analisou o treinador.

Enquanto isso, os tricolores esperam que o argentino mantenha o ritmo e possa levar o Fluminense ao mesmo caminho do ano anterior, quando terminou o campeonato com a taça na mão.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Após esbravejar no intervalo, Abel revê expulsão e perdoa Rafael Moura

ruzamento de Marquinho, gol de Conca. Festa tricolor na Ressacada? Sim, não fosse a expulsão exagerada do atacante Rafael Moura no minuto seguinte. Em disputa de bola com o zagueiro Gustavo Bastos, o camisa 10 encostou a mão no rosto do adversário e viu o árbitro Luiz Flávio de Oliveira exibir o cartão vermelho direto. O técnico Abel Braga viu o lance de perto e esbravejou na descida para o intervalo.
- Foi uma irresponsabilidade. Deixou o time na mão - reclamou o treinador ao deixar o gramado no fim do primeiro tempo.
Após a pressão do Avaí na etapa final e a vitória fora de casa por 1 a 0, no entanto, o discurso do treinador mudou. Revelando ter visto o lance na TV ainda no vestiário, Abel Braga perdoou Rafael Moura e disse que o jogador pediu desculpas ao elenco.
- Revi o lance no vestiário. Ele até tentou fazer a proteção, mas não encostou no rival. O zagueiro encenou. Era lance para, no máximo, cartão amarelo. Rafael Moura está perdoado. Sobrecarregou os colegas, mas pediu desculpas e se manifestou de forma emocionante no vestiário. Ele sabia o que essa expulsão poderia causar. Mas deu tudo certo e retiro o que disse no intervalo - esclareceu Abel Braga.
Para Souza, o Fluminense correu por Rafael Moura e foi premiado com a vitória.
- Perdemos um jogador importante ainda no primeiro tempo. Nos reunimos no intervalo e perguntamos quem gostava do Rafael Moura. Todos disseram que gostavam. Passamos então a correr por ele e fomos premiados com a vitória. Foi uma partida difícil, fora de casa, contra um adversário que está na zona do rebaixamento, e fizemos nossa parte - explicou.
A delegação tricolor retorna ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira. Os titulares terão o dia de folga, mas os jogadores que entraram no decorrer da partida ou não foram relacionados para o jogo contra o Avaí treinam à tarde nas Laranjeiras. O Fluminense volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Atlético-PR, às 21h (de Brasília), no Engenhão, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Souza revela conversa que mudou rumo da partida

Um dos atletas mais experientes do elenco tricolor, o meia Souza revelou que o time se redobrou em campo, para compensar a expulsão de Rafael Moura, muito querido dentro do grupo. Por fim, o armador comemorou a conquista dos três pontos.

- Perdemos um jogador importante ainda no primeiro tempo. Nos reunimos no intervalo e perguntamos quem gostava do Rafael Moura. Todos disseram que gostavam. Passamos então a correr por ele e fomos premiados com a vitória. Foi uma partida difícil, fora de casa, contra um adversário que está na zona do rebaixamento e fizemos nossa parte – explicou.

domingo, 26 de junho de 2011

Conca ressuscita e Flu, com um a menos, vence o Avaí: 1 a 0

O craque voltou. Darío Conca comandou o Fluminense na importantíssima e heróica vitória sobre o Avaí por 1 a 0. Com um a menos quase o jogo inteiro, o Tricolor colocou a bola no chão, soube se defender e, principalmente, por obra de seu maestro, conseguiu os três pontos.

Fluminense e Avaí começaram o jogo em ritmo lento,vagaroso. Morosidade que poderia ser explicada pelo gramado encharcado, impedindo qualquer iniciativa mais ousada no passe.

Mas o Tricolor, mesmo fora de casa, foi quem comandou as ações no primeiro tempo. Diego Cavalieri saiu para o intervalo com o uniforme limpo. Chances de gol foram poucas, mas todas do time carioca.

Durante os primeiros 30 minutos, o Avaí, lanterninha do Brasileiro, parecia pedir “pelo amor de Deus” para o Flu marcar seu primeiro gol. Foram exatamente quatro saídas de bola erradas do time catarinense e nenhuma ameaça ao gol do adversário. O Tricolor, por sua vez, parecia responder: “Agora, não, obrigado”.

Isso porque Marquinho perdeu, aos 23 minutos, chance claríssima após linda jogada de Conca, o melhor da partida na etapa inicial. O camisa 7 cabeceou em cima do goleiro Aleks.

O gol do time comandado por Abel parecia questão de tempo, tamanho o domínio de jogo. Até que aos 35 minutos, Conca recebeu cruzamento de Marquinho e, livre na pequena área, mandou para o gol: 1 a 0.

Uma vantagem que daria tranquilidade para o Fluminense, se não fosse pela lambança do árbitro Luís Flávio de Oliveira. Em uma disputa de bola, Rafael Moura levou o braço ao rosto do zagueiro Gustavo Bastos. Imprudência do He-Man que deveria, no máximo, receber o cartão amarelo. Mas o juizão quis aparecer e lhe tascou o vermelho, prejudicando o Tricolor para a segunda parte do confronto.

Mas comandado por Conca, o Fluminense continuou melhor, perdeu chances e sofreu sufoco nos dez minutos finais da partida. O árbitro, porém, tentou a todo custo dificultar a vida do Tricolor, com inversão de faltas e marcações erradas. A vitória, porém, estava garantida.

Netflu

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Abel admite que Fluminense vai sentir falta de Fred nos próximos jogos

Nesta semana, Fred irá deixar o Fluminense para se juntar ao grupo que foi convocado para representar a Seleção Brasileira na luta pelo título da Copa América. O torneio será disputado na Argentina durante o mês de julho. Durante o período, o atacante desfalcará o Tricolor por seis partidas caso o Brasil chegue na final da competição. O técnico Abel Braga admitiu que o time sentirá falta de seu camisa 9, mas mostrou confianlça em seu elenco.
- Se o time perde um jogador para a seleção, é claro que fará falta, afinal de contas ele tem muita qualidade. O Fred é um atacante que sofre marcação individualizada e que abre espaço para os outros. Qualquer adversário tem preocupação com ele. Fará falta, mas tenho muita confiança no meu grupo de jogadores - afirmou.
Fred está muito feliz com seu retorno à Seleção Brasileira e reconheceu que, durante o tempo em que estiver fora, não tem muito o que fazer para ajudar o Fluminense. A única solução é torcer para uma recuperação rápida no Campeonato Brasileiro.
- Vou ficar de lá torcendo e pedindo a Deus para abençoar essa galera que vai estar aqui representando o Fluminense nestes jogos. A gente tem um grupo forte. Tenho certeza de que vamos sair dessa fase rapidinho - afirmou.
Os jogadores convocados se apresentam na próxima segunda-feira, até as 12 horas, no Hotel Sheraton. A viagem para Buenos Aires será no dia seguinte. A estreia na Copa América acontece no dia 3 de julho, contra a Venezuela, às 16h, em Ciudad de La Plata.

domingo, 19 de junho de 2011

Flu joga muito mal e perde para o Bahia com gol de Jobson aos 48 do segundo tempo

Tentando mudar a maneira de jogar do Fluminense, tornando o time mais agressivo, o técnico Abel Braga promoveu muitas mudanças no duelo contra o Bahia. Jogando com meia equipe diferente, o Tricolor demonstrou muita instabilidade e foi inferior aos nordestinos. Jobson foi o nome do jogo e marcou o único gol da partida, no final do jogo.

O clube baiano começou tomando as rédeas da partida, apesar de atuar fora de casa. Sob a batuta do ex-tricolor, Carlos Alberto, os comandados de Renê Simões acuavam o Fluminense com jogadas de velocidade. Fred e Conca pareciam inoperantes no setor ofensivo. O camisa 9 não conseguir girar sobre os defensores do Bahia.

Dos estreantes da era Abel, destaque para Márcio Rosário e Diego Cavalieri, ambos com atuações seguras na primeira etapa. Nas duas vezes em que teve de trabalhar, o arqueiro tricolor, bem posicionado, evitou o pior. Enquanto isso, Ciro, apagado, não era nem sombra daquilo que a torcida espera dele. O único lance de perigo do Fluminense, nos primeiros 45 minutos, foi uma cabeçada de Fred, que obrigou Lomba a fazer boa defesa. Porém, a jogada havia sido parada pelo árbitro, marcando falta do capitão tricolor.

No segundo tempo, a história se repetia, com o Bahia mantendo a posse de bola. Cavalieri, logo no início da etapa final, fez outra bela intervenção, depois de bom arremate de Jobson. Sem válvula de escape, Abel colocou Marquinho na lateral-esquerda. No começo, a ofensividade buscada pelo treinador ficou na teoria, porque seus comandados continuavam sob forte pressão. Ciro foi outro que saiu, dando lugar para Rafael Moura, já que foi pouco efetivo dentro de campo.

A partir da entrada de He-Man, o time passou a atuar de maneira mais incisiva por alguns instantes, arriscando chutes de fora área. Marquinho foi o primeiro a experimentar do meio da rua. Lomba deu rebote e Rafael Moura quase conseguiu fazer o gol. Logo depois, Souza soltou a bomba e atingiu a trave adversária. Ficou nisso. Jobson atormentava o miolo de zaga tricolor, deixando Gum perdido a todo instante. De tanto insistir, o adversário deixou a sua marca no final da partida, dando mais combustível para as vaias da torcida, no Engenhão. Péssimo começo para Abel.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Berna é barrado e Cavalieri treina como titular no Flu

Abel Braga confirmou a tendência depois das últimas partidas do Fluminense e escalou Diego Cavalieri como titular no treino desta quarta-feira nas Laranjeiras. O goleiro barrou Ricardo Berna no coletivo em que o treinador promoveu outra importante mudança na equipe: recolocou Carlinhos na lateral esquerda, no lugar de Julio Cesar.

Na atividade, o treinador fez várias intervenções, corrigiu o posicionamento do meio de campo e, especialmente, do lateral-esquerdo. Conca foi outro que recebeu atenção especial do técnico.

No mais, Abelão manteve o time com a escalação usada no treino tático de terça-feira, com Gum, Edinho e Marcio Rosario; Mariano, Valencia, Souza, Conca e Carlinhos; Ciro e Fred.

Após o treino desta quarta-feira, o atacante Ciro será apresentado depois de três semanas em que o esteve treinando sem ainda ter assinado contrato com o clube das Laranjeiras.

domingo, 12 de junho de 2011

Abelão brinca com Muricy: "Deixa eu ganhar uma vez"

Dentre os títulos conquistados por Abel Braga, um é dos mais invejados: campeão mundial de clubes, quando derrotou o Barcelona de Ronaldinho Gaucho pelo Internacional. Prevendo se aposentar daqui a cinco anos, a grande motivação do treinador é levantar a taça do campeonato brasileiro pela primeira vez, dando o tetra ao Flu. Além do campeonato mais difícil do mundo, o sonho do técnico do Fluminense ainda terá como obstáculo Muricy Ramalho à frente da forte equipe do Santos. Ao comentar a dificuldade, Abelão fez uma brincadeira com o técnico mais vezes campeão na era dos pontos corridos.

- Não tenha dúvidas disso. Lógico que quero ser campeão mundial de novo, da Libertadores também... Mas o Brasileiro ficaria de ótimo tamanho. Já imaginou ser campeão e de quebra levar o Fluminense ao tetracampeonato, sendo o segundo seguido? Demais! Está na hora do Muricy Ramalho deixar eu ganhar uma vez. Ele já tem quatro. Se bem que ele está com time para ser campeão de novo, né? Aí complica... (risos) - brincou.

sábado, 11 de junho de 2011

Convocação para a Seleção não surpreendeu Fred

Sem esconder a motivação extra que ganhou após ser lembrado por Mano Menezes e, consequentemente, convocado para a disputa da Copa América, o atacante Fred disse que a sua convocação não foi nenhuma surpresa, pelo menos para ele.

- Eu sempre imaginei voltar à Seleção. Sabia que, em boas condições, poderia brigar pela vaga com qualquer um. O Brasil tem jogadores badalados, principalmente no ataque. Mas sabia que, bem fisicamente e no clube certo, eu teria oportunidade – declarou.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Abel Braga se apresenta: "Isso aqui não é um clube qualquer"

Abel Braga foi apresentado oficialmente nesta tarde de quarta-feira, nas Laranjeiras. Muito emocionado, o treinador deixou claro que os jogadores precisam valorizar e respeitar a instituição Fluminense.

- O jogador ou ele tem que gostar um pouco do clube, o que é um pouquinho difícil isso. No meu tempo existia uma coisa mais nostálgica, duradoura, sentimento. Mas mesmo que ele não queira gostar, ele precisa ter identidade com o clube. O jogador não é obrigado a assinar contrato. Não está fazendo mais daquilo do que tem de fazer. Isso aqui não é um clube qualquer. O jogador que não está aqui, quando vem, entra nesse clima de time de guerreiros.

O treinador tricolor rechaçou o status de ídolo e promete ser uma ponte entre o torcedor e o grupo de jogadores.

- Não, acho que não. Os torcedores sabem que chegou um cara que vai tentar se virar e virar o time pelo avesso para fazer o melhor. Eles sabem disso. A entrega, a relação é muito forte. É muito forte. Nada na minha vida é mais importante do que o meu caráter. E eu consegui isso aqui dentro. Eu sou mais um. Quero ser o intermediário, entre aquilos que eles (torcedores) sentem, pensam, querem com o meu grupo de jogadores.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rafael Moura brilha e Fluminense derrota o Cruzeiro

Na estreia de Leomir, o Fluminense conseguiu a segunda vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Jogando no Engenhão, o Tricolor bateu, neste sábado, o Cruzeiro por 2 a 1 em tarde de Rafael Moura. O He-Man marcou duas vezes na partida. Anselmo Ramon descontou para a Raposa.

Em termos de atitude, o Fluminense parecia outro time desde o início do confronto com o Cruzeiro. O Tricolor teve o domínio territorial durante a maior parte do primeiro tempo, mas encontrava certa dificuldade para criar jogadas de perigo. Já o time mineiro só chegou a ameaçar de fato num chute de longa distância de Thiago Ribeiro. Berna praticou a defesa, mas rebateu perigosamente para o meio da área. Para o alívio do Flu, no rebote, Wallyson estava em impedimento.

Nem mesmo o susto foi capaz de parar o Fluminense. Conca e Deco estavam bem e ditavam bem o ritmo da equipe. O domínio acabou sendo recompensado no último lance do primeiro tempo, com Deco batendo falta na cabeça de Rafael Moura, que desviou sem chances para o goleiro Rafael.

Na volta para o segundo tempo, o Fluminense mostrou a mesma disposição e poderia ter ampliado logo no primeiro lance, quando Conca bateu da entrada da área e obrigou Rafael a fazer boa defesa. Mas, do outro lado, estava um time de qualidade e numa boa troca de passes com Brandão, Aselmo Ramon empatou.

A igualdade poderia fazer com que a equipe desanimasse, porém, não foi isso que aconteceu. Logo depois, Valencia achou bom passe para Rafael Moura e o He-Man finalizou bem para fazer o seu segundo gol na partida. O jogo, então, ganhou em equilíbrio com as duas equipes alternando oportunidades de marcar. O Fluminense chegou a ficar mais perto em uma cobrança de falta de Deco que resvalou no travessão.

Ao fim do jogo, veio a vitória por 2 a 1 e, o mais importante, de maneira convincente. Mesmo sem ser uma equipe brilhante, o Tricolor soube se impôr em campo, o que fez toda a diferença.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Substituto de Fred preocupa cruzeirense

Mesmo sem Fred, o Fluminense será devidamente respeitado. É o que garante o zagueiro cruzeirense Gil, que demonstra preocupação com o substituto do centroavante tricolor.

- O Campeonato Brasileiro tem vários jogadores diferenciados. Isso torna o campeonato bem mais difícil. Temos que ter bastante atenção com o Rafael Moura e com o Fluminense.

Sem Fábio e Henrique, com a Seleção Brasileira, e Roger, machucado, o Cruzeiro terá mais problemas para encarar o Fluminense. A opinião é do defensor.

- Acho que a gente (sai mais prejudicado) sem o Fábio e o Henrique, pela qualidade dos dois - destacou Gil.

Além de Fred, o Fluminense também não conta com o volante Diguinho, ainda entregue ao departmento médico.